sexta-feira, 21 de outubro de 2016

"O SONHO DE WADJA" no Cineclube Lanterninha Aurélio.



Para encerrar o Ciclo Cinema, Mulheres no Oriente Médio, o Cineclube Lanterninha Aurélio exibe na segunda-feira, dia 24 de Outubro, às 18h, na CESMA, o longa “O Sonho de Wadjda”, do Haifaa Al Mansour.

Sinopse: 
O Sonho de Wadjda é um filme teuto-saudita dirigido por Haifaa al-Mansour em 2012. Foi o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher na história da Arábia Saudita e conta a história de uma menina chamada Wadjta, que mesmo sendo criada na doutrina muçulmana, possui um jeito de pensar e agir que se difere das outras meninas de sua idade. Ela sonha em ter uma bicicleta para brincar com seu amigo Abdallah, mesmo que, em sua cultura, meninas não andam de bicicleta, nem brincam com meninos. Mas Wadjta não desiste, e faz pequenos trabalhos artesanais para juntar dinheiro, e também entra em um concurso religioso que iria premiar em dinheiro. Paralelamente à luta da menina para realizar seu sonho, há também os problemas que ela enfrenta na escola e em casa.
Uma temática interessante a ser observada no filme é a questão da visão da mulher, o modo que a mulher é encarada em diferentes contextos. A religião muçulmana também é explorada no filme, as principais crenças e dogmas.

Direção:
 Haifaa Al Mansour

Gênero: 
Drama

Duração: 
100 minutos

As sessões acontecem às 18h, na CESMA (Professor Braga, 55).
A entrada é franca.

Nenhum comentário: